Que vergonha Marisa!
“Ontem assisti ao vídeo da nova campanha das lojas Marisa, que está sendo transmitido na televisão e que pode ser visto abaixo. Foram os 30 segundos mais arrepiantes dos últimos tempos.
O vídeo mostra uma mulher agradecendo às baby cenouras, às sopas ralas e à chia” por ter conquistado o “corpo do verão”. Mostra ainda cupcakes com caras tristonhas, já que aparentemente a moça deixou de comê-los. Ao final, ela aparece desfilando na beira de uma piscina ensolarada (afinal, só as “magras” podem se dar ao luxo de fazer isso!) e ao fundo belos moços a estão admirando. O final é feliz: ela tem um corpo novo, um biquini novo e novos admiradores.
Como
mulher e nutricionista, eu me incomodei. Esse comercial é uma afronta ao árduo
trabalho feito por profissionais que lidam diariamente com transtornos
alimentares, que são as doenças psiquiátricas que mais matam. É uma afronta a
todas as pessoas (homens e mulheres) que já sofrem na pele a angústia de viver
num mundo obcecado por magreza e onde as opções alimentares estão cada vez mais
amplas, por sinal.
São inúmeros os estudos que mostram que a exposição a este tipo de mídia contribui com a internalização do ideal de magreza, aumento da insatisfação corporal e desenvolvimento de atitudes alimentares transtornadas, ou mesmo transtornos alimentares propriamente ditos.
Digo mais: é um vídeo perigoso, pois transmite a falsa idéia de que para emagrecer o indivíduo precisa se limitar a cenouras, chia, sopas... E que numa alimentação saudável não cabe um delicioso cupcake.
São inúmeros os estudos que mostram que a exposição a este tipo de mídia contribui com a internalização do ideal de magreza, aumento da insatisfação corporal e desenvolvimento de atitudes alimentares transtornadas, ou mesmo transtornos alimentares propriamente ditos.
Digo mais: é um vídeo perigoso, pois transmite a falsa idéia de que para emagrecer o indivíduo precisa se limitar a cenouras, chia, sopas... E que numa alimentação saudável não cabe um delicioso cupcake.
Faço
um apelo para que assinem a
petição online para que a veiculação dessa peça de mídia seja descontinuada. E
pra finalizar: além de irresponsáveis, os criadores dessa campanha estão
fazendo um desfavor à marca. Ou eles acham que aquela garota gordinha vai se sentir
bem o suficiente para comprar um biquíni deles?”
https://www.youtube.com/watch?v=3iKNi8CSIEk
http://www.change.org/petitions/lojas-marisa-sa-descontinuar-a-veicula%C3%A7%C3%A3o-da-campanha-homenagem
Adicionem a minha
página no Facebook, que tem como objetivo transmitir informações sobre hábitos
alimentares saudáveis para a melhoria da qualidade de
vida.
www.facebook.com/nutri.ingrid.prior
Nenhum comentário:
Postar um comentário