Dieta do Mediterrâneo
 
Baseado num conjunto de tradições alimentares de países do Mediterrâneo, essa dieta é considerada a mais saudável do planeta, já que a mesma aumenta a longevidade. Estudos mostram que há uma inversa associação entre a aderência da dieta mediterrânea e o risco de doença arterial coronariana e de infartos. Ela preconiza também um estilo de vida saudável com a prática regular de atividade física. Ela inclui:
 
·         Azeite de oliva - É um dos pilares da dieta, não só pela sua boa aceitação, mas também pelos efeitos benéficos demonstrados na saúde, pois o azeite é uma gordura monoinsaturada que ajuda a manter as artérias saudáveis.
  • Pescados – Apesar da carne vermelha ser rica em proteína e ferro, ela possui grande quantidade de gorduras saturadas. Já os pescados contém gorduras ricas em ômega 3, excelente para o coração e cérebro.
  • Verduras – Sua ingestão é uma de suas principais características dessa dieta. São alimentos pobres em gordura e proteínas, e constituem um concentrado de fibras, carboidratos, vitaminas, minerais.
  • Frutas - Sabe-se que os romanos reservavam as frutas para o final de suas refeições já que elas possuem a capacidade de reduzir o apetite. Além disso, elas contém um alto aporte de vitaminas, minerais, fibras e água e poucas calorias.
  • Cereais - Os cereais característicos da dieta são o arroz, centeio, milho, cevada e aveia. Grande parte da energia vem dos carboidratos, e o conteúdo em fibra dietética é mais do dobro nos cereais integrais que nos refinados.
  • Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) - São alimentos muito nutritivos e completos. São ricas em gorduras saudáveis e pobres em água, além de serem fontes de antioxidantes (vitamina E e selênio), minerais e fibras.
  • Derivados do leite - São ótimas fontes de proteína, minerais (cálcio, fósforo, potássio) e vitaminas (A, D, riboflavina, acido fólico e B12). O iogurte ainda possui microrganismos vivos que melhoram o equilíbrio da flora intestinal.
  • Leguminosas - As leguminosas mais usadas são as lentilhas, o grão-de-bico e o feijão branco. Seu consumo é recomendado devido às concentrações de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e pouca quantidade de gordura.
  • Vinho - A história do vinho é tão antiga quanto à humanidade. A ingestão moderada é uma característica dos paises do Mediterrâneo, já que ele pode atuar como protetor da enfermidade coronária.
 


Adicionem a minha página no Facebook, que tem como objetivo transmitir informações sobre hábitos alimentares saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.
www.facebook.com/nutri.ingrid.prior

Nenhum comentário:

Postar um comentário