Segunda sem carne


Que tal começar a semana de modo diferente, experimentando novos sabores? Trocando aquele bife diário por alimentos mais leves e saudáveis? Essa é a proposta do movimento Segunda sem Carne, campanha da Sociedade Vegetariana Brasileira.


A segunda-feira foi escolhida por ser o dia em que as pessoas estão mais propensas a comer pratos mais leves, devido aos excessos alimentares do final de semana. Sem contar que a segunda é conhecida como o dia para se iniciar novos hábitos, como parar de fumar ou iniciar um regime.

Seu objetivo é reduzir o consumo de carne, já que o cardápio brasileiro é marcado pelo consumo excessivo desse alimento, fazendo com que nos exponhamos de forma excessiva aos malefícios da ingestão desmedida da carne.

O movimento também incentiva o aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais (preferencialmente os integrais), legumes e verduras, que são hábitos alimentares recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde. A preferência por fontes protéicas de origem vegetal, além de favorecer o controle do peso, reduz o risco de doenças coronarianas e o desenvolvimento de câncer, principalmente o de intestino.

Além da questão alimentar, há a preocupação com o respeito pelos animais e meio ambiente. O agronegócio tem tratado os animais como meras mercadorias, na competição para produzir carne, leite e ovos. Eles são mantidos em cocheiras apertadas ou balcões lotados. Além disso, a tortura no abate para o consumo não condiz com uma cultura de paz.

Diminuindo-se o consumo de carne, o desperdício de água é reduzido, assim como o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies e a destruição de habitats. A pecuária causa aproximadamente 17% dos gases de efeito estufa do planeta.

A Fundação Nicholas G. Pierson, juntamente com a Universidade Livre de Amsterdam, foi descobrir qual a economia de emissão de carbono que poderia ser feita nos Estados Unidos caso todos os americanos deixassem de comer carne por um dia na semana durante um ano. E o resultado foi surpreendente: isso economizaria o equivalente à emissão de 90 milhões de passagens de avião de Nova Iorque a Los Angeles ou de Los Angeles a Nova Iorque!

Seja pela saúde, pelos animais ou pelo planeta, que tal aderir a essa causa?


Adicionem a minha página no Facebook, que tem como objetivo transmitir informações sobre hábitos alimentares saudáveis para a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário