Relação Cintura-Quadril


Como foi falado no artigo anterior, o tipo de distribuição da gordura pelo organismo é muito importante. Existem vários tipos de obesidade em relação à distribuição de gordura. Os mais característicos são:

·         Andróide - Concentração de gordura na região abdominal (central), o que dá ao corpo o formato de maçã (mais comum em homens). Esse tipo de obesidade está associada a doenças como o diabete, enfermidades cardiovasculares e morte prematura.
·         Ginóide - Concentração de gordura nas regiões das coxas e quadris (periférica), o que torna o corpo parecido com uma pêra, fino em cima e largo na parte de baixo (mais comum em mulheres). Está associada à celulite e varizes, além de problemas ortopédicos e de pele.



Avaliação dos riscos de doenças cardiovasculares:

Circunferência da cintura e do quadril:

É um método utilizado para adultos (20 a 69 anos), de ambos os sexos. Este método utiliza um índice para classificar os indivíduos para o risco de desenvolvimento de doenças crônicas associadas à obesidade.
A relação das medidas da cintura e quadril (RCQ) é a medida de adiposidade mais utilizada e está fortemente associada à gordura visceral. Prediz o risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos como diabetes, dislipidemias, hiperuricemias, etc. É obtida através da seguinte fórmula:

RCQ = circunferência da cintura
            circunferência do quadril


HOMENS
MULHERES
RISCO AUMENTADO
> 0,95
> 0,85


Pode-se usar o valor isolado da medida da circunferência da cintura para inferir sobre o risco aumentado de complicações metabólicas associadas à obesidade, pois o problema reside na obesidade abdominal. Estudos recentes têm apontado que a medida isolada da circunferência de cintura independe da altura correlaciona-se fortemente com o IMC.


NORMAL
RISCO MODERADO
ALTO RISCO
HOMEM
< 94 cm
94 – 102 cm
> 102 cm
MULHER
< 80 cm
80 – 88 cm
> 88 cm





Nenhum comentário:

Postar um comentário