Metabolismo


Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o nosso corpo queima para se manter vivo. A taxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas. Por essa razão algumas pessoas comem muito e não engordam, e outras possuem dificuldade em manter/perder peso.
A quantidade total de energia despendida diariamente pode ser expressa como a soma de três componentes:

Taxa Metabólica Basal (TMB)
Termogênese Induzida pela Dieta (TID)
Efeito térmico da atividade física (ETAF)



Taxa Metabolica Basal

A taxa metabólica basal (TMB) representa a energia necessária para as funções vitais do organismo, que representa aproximadamente de 60% a 75% da energia gasta diariamente. Um termo semelhante é a denominada taxa metabólica em repouso.
Aproximadamente 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem dos seguintes fatores:

  • Tecido muscular - O músculo possui influência no gasto energético, já que esse tecido é metabolicamente ativo e consome muita energia ao longo do dia. Ou seja, quanto mais massa muscular o individuo possuir, maior será seu gasto energético, independentemente do seu nível de atividade física ou idade.
  • Sexo - O metabolismo dos homens é mais acelerado que o das mulheres, justamente pelo fato de eles apresentarem uma proporção maior de massa muscular do que as mulheres. Ou seja, homens e mulheres de mesmo peso e estatura apresentam metabolismos diferentes, uma vez que sua composição corporal também é diferente.
  • Idade - A partir dos 30 anos o nosso metabolismo começa a desacelerar, e provavelmente isso se deve ao fato de as pessoas tornarem-se menos fisicamente ativas, o que acarreta em uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja não só um controle alimentar, como a prática regular de atividade física.
  • Clima A TMB de pessoas que residem em climas tropicais em geral é de 5% a 20% mais alto que de climas temperados.
  • Freqüência das refeições - Quanto mais tempo você ficar sem se alimentar, mais o seu metabolismo diminuirá para poupar energia. É importante fracionar as refeições de 5-6 vezes ao dia, já que assim o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições.
  • Gestação - O crescimento do feto e o aumento dos tecidos aumentam o metabolismo das mulheres grávidas.
  • Fatores patológicos As febres aumentam a TMB em torno de 13% para cada grau acima de 37ºC.
  • Hormônios A tiroxina (T4), produzida pela tireóide, e a adrenalina, produzida pelas adrenais, influenciam o metabolismo.
  • Estresse Ele coloca nosso corpo em estado de tensão, o que aumenta a atividade do sistema nervoso, que consequentemente aumenta a TMB.

Termogênese Induzida pela Dieta

O consumo de alimentos induz a uma elevação de nosso metabolismo energético, a denominada termogênese induzida pela dieta (TID), caracterizada pelo gasto energético procedente da própria absorção e digestão dos alimentos. A contribuição da TID chega ao valor de 5% a 15% da energia gasta por dia.

Efeito Térmico da Atividade Física

A terceira forma pela qual gastamos energia é pela pratica de exercício físico, conhecida como Efeito Térmico da Atividade Física (ETAF).
Nos sedentários o ETAF contribui com 10% a 15% da energia gasta durante o dia, através de atividades leves como caminhar, subir escadas ou carregar objetos. Mas, durante exercícios moderados e pesados, pode-se chegar a 20% ou 30% da energia gasta durante o dia, o que representa excelente contribuição para os programas de perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário